quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Shadow Of the Colossus: Colossos Excluídos e Betas

Uma coisa bem interessante sobre esse jogo é a possibilidade de ter tido mais de 16 colossos para lutar no game, e alguns quase entraram para a versão final do jogo. Alguns deles tem imagens disponibilizadas pelos desenvolvedores e até entraram para a ArtBook do game com estratégia de batalha e alguns explicam como seria a arena.






OS COLOSSOS EXCLUÍDOS


Como a Ideia inicial do jogo não seria apenas 16 colossos, vários outros desenhos foram feitos, porem só alguns saíram do papel, no todo são 24 design de colossos, ou seja, 8 excluídos, e são eles (OBS.: muitas imagens estão em péssima qualidade, mas foi disponibilizado assim):



Aberth / Spider

Aberth é parecido com uma aranha gigante, mas ele tinha 6 patas ao invés de 8. em cada pata tinha algo parecido com laminas nas pontas. Sua estratégia de batalha consistia em ter que derrubar o colosso usando o Argo para dar espadadas nas patas dele, assim o derrubando, seu ponto fraco principal ficava na cabeça, não se sabe exatamente o local.

Sua arena seria provavelmente do lado oeste da ponte que liga o Templo da Adoração e a Fenda do Vento, e em sua ArtBook diz que teria que tirá-lo da água para poder atacar.

O motivo da sua exclusão segundo Fumito Ueda seria por ter que colocar movimentos especiais para Wander atacar o colosso em cima do cavalo, e nas palavras dele, "O resultado não foi muito elegante"


Dionin / Worm

Dionin é um colosso com aparência de um verme gigante, não se sabe muito sobre ele (só tem duas imagens oficial do colosso), ele era muito parecido com o dirge, podendo se locomover dento e fora da terra, e sua estratégia seria ter que perseguir ele (ou visse e versa) com o cavalo, para poder subir nele e quando ele tivesse na posição da imagem, Wander se soltaria e entraria na boca dele, onde estaria seu ponto fraco. Isso se repetiria mais de 2 vezes até mata-lo.

Sua arena é uma especulação, pois não se sabe quase nada sobre. Recentemente um fã conseguiu achar algo que talvez explique onde seria a arena desse colosso. Nas versões anteriores de SOTC, quando Dormin dá a descrição do colosso Dirge para Wander ele menciona um suposto amigo de Dirge, provavelmente seria o Dionin, o que dá a entender que provavelmente seria 2 colossos em uma arena só, mas como o jogo era pro PS2, as limitações não deixariam, assim o moveram para uma arena que provavelmente próxima a de Cenobia (B2), já que ele não tinha sido adicionado no jogo até aquele momento. e a imagem parece muito com o local.

O motivo de sua exclusão seria sua alta dificuldade e provavelmente sua arena não definida.


Monkey

Esse colosso é um tanto quanto curioso, pois não se tem mais nada a respeito dele, a não ser duas imagens e algumas informações sobre a estratégia de batalha, nem o tamanho dele foi revelado (o tamanho é dito só por fã). Sua localização seria numa caverna, onde ele ficaria pendurado no teto tacando pedras no Wander,  sua estratégia seria atirar nos braços dele até ele cair e então subir nele.

Como sua arena é um mistério, só o que se sabe é de umas coordenadas em uma imagem dele que leva até em dois lugares, uma seria em uma área do mapa (I3), onde provavelmente é uma caverna, mas não se pode confirma pois essa área poderia ser só de teste, e a outra levava a caverna do Dirge.

Sua exclusão não foi explicada pelos desenvolvedores, mas só de olhar para ele dá pra entender o motivo.


Sirius

Colosso bem parecido com um javali, lembrava muito Celosia e Cenobia, porem seu ponto fraco era exposto o tempo todo, e  seria usado Argo na batalha para poder fugir dele. Sua estratégia consistia em levar Sirius até umas rochas que formavam um caminho estreito para prende-lo lá e depois era só subir em cima e dele e golpear o ponto fraco, isso se repetiria mais de 2 vezes. o curioso é que encontramos essas rochas ficaram no jogo mesmo depois da exclusão do colosso.

A arena dele poderia ser no mesmo local de onde está as rochas atualmente no jogo (G7), porém com algumas variações ou em outro lugar, e eles só reaproveitaram ela.

O motivo de sua exclusão seria por que o caminho para derrotá-lo não estava funcionando, segundo os desenvolvedores.


Pholux / Devil

Ele se parecia com uma Gárgula com asas, seu tamanho era muito pequeno em comparação a colossos do mesmo estilo como Gaius e Valus. Mesmo ele tendo asas ele não voava, mas um de seus ataques era rajada de vento e lançar raios tipo o kuromuri. Ele tinha braços longos pois sua arena era cheia de pilares, onde ele subiria para atacar Wander, e sua estrategia era enganar com arco, e se esconder, para que ele descesse procurando ele e assim subir em suas costas para golpeá-lo em seu ponto fraco.

Sua arena era na beira de um penhasco, com pilares espalhadas em toda arena. sua provável localização seja perto do The Dam (H2) devido a alguns pilares e semelhanças com a arena presente no local, alem de ser perto de um precipício.

O motivo de sua exclusão não foi explica, e também não saberei explica. A mais provável explicação seria a falta de tempo para fazer um caminho até sua arena, já que só é possível o acesso do local por meio de hacks e códigos.


Kyos / Griffin

O Colosso representa um Grifo, uma criatura lendária, metade águia e metade leão. Seu ponto fraco seria o fogo, assim como o Celosia, e sua estratégia consistia em, com o Argo, ir atras dele com uma tocha e fazer ele bater em uma parede para assim subir nele e golpear seu ponto fraco, repetindo isso algumas vezes. Claramente esse colosso era sem graça, pois seus elementos já haviam sido usados em dois outros colossos, o outro seria o Dirge que o fato de ter que desorientar ele para ele acertar a parede é praticamente a mesma.

Sua arena parece ser de gelo, mas pode ser falta de textura, e em um local do mapa que é só possível acessar com hacks ou códigos, vemos onde poderia ser a possível arena do colosso, onde as  texturas das montanhas são bem parecidos com a das imagens que temos do Kyos, além de que nos arquivos do jogo, no mesmo quadrante (I7), vemos as mesma texturas encontrada nas fotos. Porém no mapa  o local não tem nuvem cobrindo, mas pode ser que a arena já havia sido excluída.

Sua exclusão é obvia, segundo os desenvolvedores, sua batalha era muito frustrante e era muito difícil subir no colosso.


Adar Flam / Phoenix

Adar flam tem o formato de uma fênix com o pescoço de avestruz, seu corpo era coberto de rochas vulcânicas, onde sua estrategia de batalha seria levar ele até um lago para apagar o fogo e então poder subir nele, provavelmente seria só uma vez. seus ataques seria provavelmente com as asas, já que ele não poderia voar, e com a calda, e como a batalha seria com o Argo, provavelmente ele lançaria bolas de fogo no Wander.

Sua arena, pelas fotos mostram em um lugar com neblina e arvores secas, que provavelmente seria na atua arena do Barsaram (D3), pois tem arvores lá parecidas com as que aparecem nas foros, e um possível local de onde seria esse lago.

Sua exclusão é um pouco revoltante, pois eles consideraram o colosso muito forte para o Wander, e sua arena deveria ser maior, pois ia ter problemas de colisão.


Avus / Roc (Black Bird)

Avus não é um Beta do Avion, ele era um colosso diferente, além da aparência, que se assemelha a um dragão, sua estratégia também era diferente. Sua estrategia consistia em atirar com arco nele para fazer ele baixar voo e então subir em cima dele. diferente do Avion, suas asas não eram de pedra, então se presume que sua movimentação seria mais rápida e precisa.

Sua arena gera uma grande duvida, alguns dizem que seria num grande deserto, talvez perto da arena do Phalanx, outros se arriscaram a dizer que sua arena não seria em uma ilha fora do mapa. mas o mais correto é uma descoberta de um quadrante (B3) dentro dos arquivos do jogo que seria a área dele, pela semelhança de uma imagem com o mapa visto de cima, com certeza foi excluído.

O motivo de sua exclusão segundo os produtores achavam que a batalha estava muito parecido com a do Phalanx, e tinha vários problemas de colisão durante a luta contra ele. Apesar de tudo, ele era o colosso excluído que estava em estagio mais avançado.

Beta e a antiga ordem dos colossos
Antes de ser conhecido como Shadow of the Colossos, esse jogo, em sua produção estava destinado a se chamar Nico, mas por que Nico?

Nico era o para ser uma continuação do outro jogo da desenvolvedora, Ico. Foi lançado até trailer do jogo, porem a ideia foi descartada, um dos principais motivos seria por o jogo ser multiplayer, e jogar multiplayer no PS2 não era nada fácil, então não daria muito certo. Depois de descartada a ideia ele prosseguiram com o jogo singleplayer.

Durante o desenvolvimento vemos que havia vários colossos, e foi diminuindo drasticamente o numero até chegar a 24, mas ainda sim o Ps2 não seria capaz de rodar tudo isso então ficaram só com 16, descartando assim 8 colossos, que já citei acima.

No projeto inicial ainda estava um protagonista parecido com Ico, pois ainda pensavam em uma continuação direta do jogo, mas com o decorrer do desenvolvimento, mudaram o personagem por ter mudado o nome do jogo, e colocaram Wander, e cortaram totalmente a ligação entre Ico e SOTC, mas a persistência dos fãs fizeram Fumito Ueda admitir que ambos jogos se passam no mesmo universo.

a versão antiga tinha uma ordem diferente, ainda com os 24 colossos. porem só alguns podem ser identificado.

Primeiro na lista antiga temos o Quadratus, ele seria um colosso fácil, não precisaria utilizar o arco e ele era escalável desde o inicil. Não teria muita diferença já que ele é o segundo colosso


O segundo colosso na ordem seria o Avion, sua estratégia não seria diferente da versão final, mas provavelmente seria mais fácil e com apenas dois pontos fracos. o Avion, assim como o Quadratus na versão final, seria um tutorial de como usar o arco.


Basaran seria o terceiro colosso na ordem. Como ele é um colosso meio difícil, ser o terceiro é uma mudança grande. A diferença era que seu rabo seria escalável desde o inicial, assim facilitando muito a batalha contra ele.
















Depois viria o Phalanx, um colosso que até na versão final ele não é muito forte, e talvez seja por isso os produtores pensaram em botar ele nessa colocação, mas devido ao seu tamanho, eles aumentaram um pouco a dificuldade e o botaram em 14.





Gaius seria o quinto colosso na ordem e sua estratégia seria praticamente a mesma, sua diferença seria o uso do Argo na batalha e uma arena mais aberta, provavelmente não teria aquela plataforma para subir. sua espada, ao invés de grossa e retangular, iria parecer com uma espada mesmo, fina.















Logo apos veriam Hydrus, Celosia e Cenobia, respectivamente, não há muitas modificações e nem imagens da beta desse 3 colossos.


Valus viria em seria o 15º colosso, ou seja, sua estratégia muda, pois ele é o primeiro colosso na versão final. Sua estratégia seria idêntica a do Barba, e dois pontos fracos, ou seja, eles provavelmente fizeram o barba a partir da versão beta de Valus.


Dirge seria o 20º colosso, sua estrategia não iria mudar nada, mas provavelmente dificultaram ele pra ele estar em 20º. também não há imagens do Beta dele.

E por ultimo o Malus que não mudou de posição (ou talvez sim), ele está em 24º, sua estratégia seria a mesma, o que muda é só a aparência mesmo do colosso.


Também temos dois itens que não foram pra versão final do jogo, um deles era o Olho do Colosso, que servia para que você pudesse ter a visão do colosso durante a batalha e o outro seria a Marcara dos titans, que aumentava sua força.

Bem, então é isso, não tem muito mais o que falar, jogo magnífico se joga e não se estuda (brincadeira rs). Esse jogo era para ser bem maior e bem melhor do que já é, mas satisfaz com o que já tem.

Bjs da Jheny ;**





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